Páginas

Brincadeiras do folclore brasileiro

As brincadeiras do folclore sempre existiram e vão passando de geração em geração, algumas existem a séculos e tem apenas pequenas mudanças conforme a região e a época, mas isso acaba não interferindo no principal, fazer com que as pessoas, principalmente as crianças, interajam entre si.

Abaixo segue algumas brincadeiras do folclore, a maioria delas nunca saíram de moda.


Brincadeiras do folclore brasileiro - Pião

Pião:

Brincar de pião não é muito fácil como as pessoas pensam e exige um pouco de treino.
A brincadeira resume-se em um objeto esférico de madeira com um prego ou outro material pontiagudo na ponta, enrola-se um barbante em volta do objeto (pião) e com um impulso ele é jogado desenrolando a corda para que o pião rode no chão, as crianças usam a imaginação e pegam o pião, rodando-o na mão, na unha e voltando para o chão.

quem conseguir deixar ele rodando por mais tempo e de maneiras diferentes é o melhor na competição, hoje o pião é mais utilizado no interior e bairros mais distantes.


Brincadeiras do folclore brasileiro - Pular amarelinha

Pular amarelinha:

Esta é uma das mais conhecidas e basta ter um giz ou uma pedra e desenhar no chão os quadrados numerados até 10 (1,2 e 3,4,5 e 6,7,8 e 9,10(céu)), a criança joga uma pedrinha ou outro objeto no número 1 e começa pulando sobre este número e indo até o "céu", depois volta e joga a pedrinha no número 2, pula este número e vai até o "céu" e assim até o final.

A amarelinha é jogada com 1 ou mais crianças e quem consegue chegar até o final sem errar os pulos é o vencedor.

Brincadeiras do folclore brasileiro - io-iô

io-iô:

O io-io nasceu em sua forma atual na Filipinas e é uma das brincadeiras que mais cuidam da coordenação motora de crianças e adultos, também fazendo com que treinem as suas habilidades, existem diversas manobras que podem ser feitas com o Io-io e existem campeonatos pelo mundo, alguma acrobacias do io-io são, o cachorrinho que dorme, Torre Eyfell, entre outros.


Brincadeiras do folclore brasileiro - Esconde esconde

Esconde esconde:

Esta nunca saiu de moda e basta juntar algumas crianças para começar, uma delas fecha os olhos de costas para as outras conta até 10 ou mais enquanto os outros se escondem, aquele(a) que é encontrado tem que contar para os outros se esconderem.






Brincadeiras do folclore brasileiro - Pula sela

Pula sela:

nesta brincadeira uma criança fica abaixada com as mãos no joelho enquanto as demais pulam ela dando um impulso com as mãos nas costas da sela(criança abaixada), aquele que não conseguir pular fica sendo a sela.

As brincadeiras do folclore são muito úteis para unir as crianças, infelizmente hoje em dia não se pode brincar nas ruas como antigamente, mas as crianças que moram em condomínios conseguem e muitas das brincadeiras podem ser feitas nas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário